Monday, December 17, 2007

Amaranth...



Sim, pode parecer impossível mas estou de volta num espaço de tempo inferior a 24 horas, razão? Simples, uma menina que adora não dar descanso à minha cabeça (e eu agradeço-lhe por isso :D ).Ontem no meio duma conversa o tema acabou na banda do vídeo em questão e devido ao facto de a minha pessoa não conhecer em 'profundidade' banda em questão essa menina decidiu de certa forma 'ameaçar-me' sem o dar a entender x) O que se seguiu foi uma madrugada e uma tarde a ouvir Nightwish de forma intensa e 'profunda'. Entre as instrumentais "Moondance" ou "Last of the Wilds", ou as soberbas "Dead Boy's Poem", "The Poet and The Pendulum", "Beauty of the Beast", "Ghost Love Score", "Nemo", e agora ficava o resto do dia a numerá-las...houve sem dúvida uma música que me 'saltou' daquele molho e me prendeu a atenção, "Amaranth"...

Pode não ser uma música fácil de digerir e tão pouco de gostar à primeira, mas com o tempo a música começa a exercer o seu efeito(pelo menos assim foi comigo). Aqueles riffs do Emppu, as letras do 'Holo' e a voz da Olzon transformam aqueles quase 4 minutos em algo extremamente belo de se ouvir.

E como acontece com toda a música que me 'atrai' gosto sempre de analisar a mensagem que esta transmite, foi o que fiz e agora aqui partilho.

Antes de começar há um par de coisas que queria já deixar, digamos 'explicadas'.

Amaranthus é o nome de uma flor que deriva o seu nome do termo grego 'Amarantos' que designa 'aquele/a que nunca murcha'(num sentido mais naturalista). Esta flor é conhecida como a flor que nunca descolora, ("...the Never-Fading...").
Logo isto faz da Amaranthus um símbolo de eternidade/infinito em muitas mitologias.


Ora bem vamos lá. Esta música como muitas outras tem variadas interpretações possíveis, no entanto e após ter passado a toda toda a ouvir a investigar cheguei a apenas uma que me 'agradasse' no sentido de me parecer fazer corresponder ao 'sentimento' que desperta.

No fundo, poderia afirmar que o Amaranth pode representar a chuva, que representaria o arrependimento, "Caress the one, the Never-Fading/Rain in your heart - the tears of snow-white sorrow", um arrependimento branco-neve, que poderá ser umn simbologismo para algo puro como o branco da neve, pretender-se-á falar de um arrependimento sincero? De um arrependimento por uma razão pura/sincera? Ou de um arrependimento por algo puro? Se atentarmos no videoclip, que por sinal é inspirado num quadro que por acaso já conheço há uns tempos(sim porque o Jimmy também tem os momentos em que se dedica à arte x) )que é o quadro "The Wounded Angel"(algo como 'O Anjo Ferido') de um pintor finlandês do início do séc. XX de seu nome Hugo Simberg.

Quem estiver interessado dê uma vista de olhos e compare com alguns momentos do videoclip:



Reparem no anjo. É uma figura cheia de simbologismos, os olhos com a venda que aparentam estar 'esburacados', a longa veste branca que nos sugere pureza bem como os seus cabelos louros, pode ser aqui neste contexto que se enquadra o arrependimento por algo puro, pois quem já viu o videoclip sabe o que acontece a este pobre ser alado "You believe but what you see\You receive but what you give". Os aldeões ao verem o anjo consideraram logo que este fosse um ser maligno mas acima de tudo estranho. E no fim 'receberam' o que deram, nada...

A meu ver esta é uma música de significado mais ou menos vago à qual cada um atribui uma interpretação diferente.

Da minha parte considero Amaranth como uma procura constante e incessante(eterna) por algo (um sentimento, pessoa, objecto) puro/bom que se calhar muitos não são capazes de o 'ver'(tal como estes 2 rapazes viram naquele ser algo completamente diferente do resto das pessoas) em locais onde aparentemente esto não existe mas no fim de tudo apercebemo-nos que está mais presente do que se pensa...

A vós pode-vos parecer a maior palermice do mundo mas está é a interpretação que consigo tirar duma musica que o próprio Tuomas confessou ter pretendido deixar fora do CD por não ter nada a ver com o resto do registo(felizmente alguém o convenceu do contrário). Mas o facto é que as 'minorias' sempre me 'atrairam', eis a prova...

Um Abraço

10 Comments:

Blogger Lídia said...

Ahah! Gostei bastante da interpretação, nunca tinha pensado assim tanto na Amaranth(talvez por não ser das minhas preferidas, embora goste). E obrigado por me teres informado acerca da inspiração para o videoclip:D*

12:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

:O awsome. Opa nunca pensei nisso mas ha uma coisa que disseste que epa, a Anette grita um bocado nao tem aquele poder que a tarja tinha. Mas nada mau ;).
Nemo, The Carpenter, Amaranth - as melhores!
Gostei imenso :D
Bjs ^^

12:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Curto muito a musica! (Vê la tu que tamem me mostraram Nightwish ontem :O incluindo essa)
O video clip é qualquer coisa de extraordinário, mesmooo.
Gostei da tua intrepretação e, sinceramente acho que isto dava até uma alta história, o video clip.
Ptt

4:33 AM  
Blogger ZePedro said...

Bem, antes de mais vou ter que bater palmas, pois o texto estava delicioso.
Quanto à música, não é das minhas preferidas, mas sobressai sem dúvida no meio das outras de Nightwish, mas é a tal coisa, ainda tenho que me habituar à voz da Anette, e isso pode levar ainda um pouco de tempo. Mas enfim, somos presentiados com um videoclip soberbo!

Continua assim rapaz! ;D

6:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

a palavra e tudo por detrás dela é lindo.a musica é a meu ver bastante fraquinha...
Traz o Jimmy de volta? Pink Floyd please...Led Zeppelin ! Dire Straits!

Desafio lançado agora mesmo! Post sobre o Time ou o Money ! sim?
beijinho

5:11 PM  
Blogger Frankie McMurphy said...

Sim, desafio aceite :D

Aguarda-me ^^

6:10 PM  
Blogger Frankie McMurphy said...

Tou feito... Agora já spammam isto...

12:50 AM  
Blogger Bixo said...

boa interpretação, tava penando pra descobrir o signifcado da musica e do clipe hehehe... é meio vago mesmo mas o que você falou faz muito sentido.
PUtra informação interessante é que o nome da planta aparentemente vem de um mito grego de um homem que era amado pela deusa Artemis e caçava junto com ela, mas por algum motivo ele insultou poseidon que afundou o cara. Artemisentão transformou ele na planta que nunca morre.
Talvez isso tenha alguma coisa a ver com a musica também, como em "baptized whit a perfect name"...

bom, vlwzão!

ps.: pelo quadro tambem, muito interessante

3:52 PM  
Blogger NoEnoughtWords said...

Sinceramente achei a interpretação 'vaga', ao contrário dos muitos álbuns do Hollopainen, esse é um álbum intrspectivo mais 'aberto', enquanto os outros mostram mais o lado intrínseco no imo do autor, esse é um álbum que fala mais sobre introspecções simples e 'externas', como brigas e contendas pessoais, enquanto os outros flertavam com a metafísica ou com o âmago atabalhoado do mesmo. Esse álbum é álbum maius 'momentâneo' do Hollopainen e, ao meu ver, em grande parte, fala sobre ele em relação ao Nightwish e a Tarja, se analizar mais profundamente vai ver uma linha 'de coser' entre a música, Tarja e Tuomas. Ao meu ver é mais 'fútil' do que parece.

10:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

somekindofpoetryinmotion.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading somekindofpoetryinmotion.blogspot.com every day.
cash loans
faxless payday loans

6:08 PM  

Post a Comment

<< Home